sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto:Como Utilizar as Tecnologias na Escola, do autor Edgar Moran


Curso Proinfo/ Currais Novos/ RN
Cursista: Maria  do Socorro Alves de Morais
Tutora: Paula Edilma

Atividade 3 à distância – 27.04.2011
Unidade 1: Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação
Abordagem: Uso das tecnologias no trabalho.
Fundamentação teórica: Ler as páginas 55 e 56

3) Ler o texto o texto “Como Utilizar as Tecnologias na Escola”, do autor Edgar Moran, disponível no site.

   Segundo Moran, o educador precisa aprender a equilibrar processos de organização e de provocação “na sala de aula”. Uma segunda dimensão pedagógica procura questionar essa compreensão, criar uma tensão para superá-la, para modificá-la, para avançar  para novas sínteses, outros momentos é formas de compreensão existente.
  O professor que dá tudo mastigado para o educando facilita a compreensão, mas transfere para o aluno, como um pacote pronto, o conhecimento de mundo que ele tem.
   A internet está se tornando uma mídia fundamental para pesquisa.O acesso instantâneo a portais de buscas, a disponibilização de artigos ordenados por palavras chaves facilita e muito o acesso as informações necessárias.
    Nesse contexto, o professor é um pesquisador junto com os alunos e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador de resultados. Incentiva seu educando a saber perguntar, enfocar questões importantes, a ter critérios de escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário